quinta-feira, 19 de junho de 2008

Demônio Particular




Dez anos antes de eu nascer, o poeta escreveu pr’á eu e você, meu bem...
Porque você pode ser todo o mal que repentinamente me despedaça, mas é “meu bem”, mesmo assim...

Olhos nos Olhos


Chico Buarque de Hollanda,1976

Quando você me deixou, meu bemMe disse pra ser feliz e passar bemQuis morrer de ciúme, quase enlouqueciMas depois, como era de costume, obedeci !

Quando você me quiser reverJá vai me encontrar refeita, pode crerOlhos nos olhos,
Quero ver o que você fazAo sentir que sem você
Eu passo bem demais!

E que venho até remoçandoMe pego cantandoSem mais nem porqueE tantas águas rolaramQuantos homens me amaramBem mais e melhor que você

Quando talvez precisar de mim'Cê' sabe que a casa é sempre sua,
venha sim!Olhos nos olhos,
Quero ver o que você dizQuero ver como suporta me ver tão feliz



Eu diria que você é o meu monstro particular.
Ou melhor, da mesma forma que as Escrituras Sagradas relatam que, ainda no ventre materno, da parte dos Céus é designado a cada ser humano que nasce, um Anjo Guardião, encarregado de proteger-nos nesta jornada, creio que tu, és o meu demônio particular, aquele que da parte do Inferno, me foi designado a atormentar, sob máscaras de “meu bem” e que estoura em mim o mais pungente entrave: a guerra contra o meu próprio coração.
Disse bem o salmista Davi, quando afirmou: “Vão e enganoso é o coração” e o seu filho Salomão “Há caminhos que em seu começo parecem bons, mas seus fins são para morte”.
Há ainda a música de Leonardo Gonçalves que diz:
“Coração/Um amigo? Um bandido, talvez?Quem te conhecerá?”
Preciso de um exorcismo!
Preciso me exorcizar de você!
Preciso de uma manada de porcos!
De porcos é manada ou matilha?
Não! Matilha é de cães! Mas eu preciso de porcos-cães.Cachaços!!
Pra expulsar você de mim e pôr neles.
Sob dizeres específicos pouco a pouco você será expulso de mim e depositado neles...Pobres deles, quando você os possuir!!
Eu sei do que você é capaz, ó, demônio particular!!
Olhe tudo o que você fez comigo!
Ainda hoje quando durmo eu vejo os muros cinza-concreto, sujos, com manchas pretas de vazamentos, vejo o arame farpado enrolado sobre os muros, vejo a guarita e os guardas vigiando...
Ouço o eco dos portões se fechando um após outro, sinto o cheiro podre das cortinas improvisadas, sinto o fétido ar que vem das latrinas abertas...
Vejo as paredes e os dizeres de soltura, dizeres sobre religiosidade, palavras de ódio, números de telefone, versos bíblicos e mulheres nuas.
Acordo suando e com medo, e pedindo a Deus: “Me ajuda Pai!”
Preciso de um exorcismo.
Me exorcizar de você, demônio particular.
Me exorcizar das práticas mentais de violência e vingança...
Eu preciso é de misericórdia pra abandonar tudo isto que não desejo para mim e nem preciso.
Eu e você já nos acordarmos juntos, com medo, relatando nossas visões de horror...
Juntos esquadrinhamos nossas experiências de sobrenatural, e nossa fé em Deus.
Mas fé é o ato de acreditar. E quem disse que os demônios não crêem em Deus??
Crêem mais do que muito ser humano, porque os seres humanos não vêem Deus.
Eles vêem!

Talvez nem você mesmo saiba que é um demônio, que as tarefas que pratica aqui neste mundo, são todas planejadas, designadas para ti pelo teu chefe: o Coisa Ruim.
Cada vez que você se aproxima de mim, acontece algo de muito grave, alguma desgraça.
És tu o demônio particular que as trevas levantaram contra mim, antes mesmo de eu nascer.
Mas não te esquece que eu sou uma Princesa.
Eu me descabelei neste mundo mau, enfrentando batalhas, perdi minha inocência, e se isso é terrível, tem seu lado bom, pois à força me tornou uma guerreira.Uma batalhadora obstinada.
Tenho empunhado um escudo num de meus braços
e na outra mão uma espada.
Vou lutar contra ti, demônio particular,até o fim!
Inda que meus olhos estejam vítreos, e eu exangue, esteja diante de ti de joelhos prestes a ser dilacerada, não deixarei minha espada e te resistirei até a morte, mas hei de expulsar-te de mim,para sempre.
E quando eu retornar para meu reino, de ti não haverá lembrança alguma,pois haverás sido derrotado.
Serás derrotado pelo meu Rei, que não me deixa perecer sem aplicar justiça aos meus malfeitores e misericórdia a mim, porque não sou perfeita...

Nenhum comentário: