quinta-feira, 13 de agosto de 2009



Você já ouviu falar em PQNC?
É a sigla para Programa Qualidade Necessária Contábil.
Trocados em miúdos, é um sistema de implementação de qualidade, que aplica a norma ISO em escritórios de contabilidade.


Compilado das anotações da 2ª Palestra Programa Qualidade Necessária Contábil



Na segunda semana do mês de Julho, a Equipe do Grupo Frigeri de Contabilidade, esteve participando da 2ª palestra do PQNC na CIC Caxias do Sul. Mesmo sendo o 2º encontro, para mim que sou novata no Escritório, foi o primeiro. Fiz algumas anotações, e delas tirei a seguinte conclusão, que acredito fazer sentido para você também:


Você já parou para pensar em quantos processos nos envolvemos dentro de uma empresa?
As relações humanas, os recursos tecnológicos, as peculiaridades pertinentes a cada segmento de mercado e a cada setor dentro de uma organização?
São muitos detalhes! Bom mesmo, é quando se chega numa empresa e todos estão entrosados, sabem exatamente como fazer o que precisa ser feito!
Mas...Sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam.Estamos no mundo real!!!
Seja qual for a nossa atividade profissional, ou ainda, para quem está ensaiando sua atividade enquanto estuda, as dicas seguintes são interessantes para se sair melhor no ambiente de trabalho:
Pergunte-se sempre:
• Qual é o objetivo da minha empresa?
• Qual é o índice percentual de crescimento da minha empresa no último ano?
• Que visão de mercado, de possibilidades e quais oportunidades estão surgindo e como eu posso me preparar para elas?
Estas três perguntinhas básicas nos ajudam a não “andar a esmo” no mercado de trabalho. Servem para nos tornar mais diretores da nossa própria vida profissional.
Para quem ainda não está trabalhando, é válido pensar que a nossa própria vida é a nossa verdadeira empresa. Sendo assim, é bom aplicar estas práticas simples e eficientes, comumente recomendadas pelos entendidos de Administração.
Lembre-se: Se a empresa onde você trabalha não define claramente as regras, pergunte. Pense e converse sobre o que esperam de você, fale como você se sente.
No começo é um pouco difícil, mas é assim que amadurecemos profissionalmente.
Quando recebemos um retorno negativo, é importante agir com naturalidade e compreensão de que o retorno (chamado também de feedback) é o momento que temos para ajustar o que não está ocorrendo como deveria.
E então, será que eu consigo iniciar a prática desses conceitos??

Uma dica legal que aprendi: a revista Voce S/A (http://vocesa.abril.com.br/home/) possui uma página com dicas muito boas para quem assim como eu é novato no ambiente empresarial e para quem já está construindo uma carreira e não pretende estagnar!

;)

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